Autor(a): Geórgia Clarisse de Oliveira Sousa
Você já ouviu falar sobre a tecnologia biotecnológica que envolve os alimentos?
A tecnologia de alimentos é definida como um campo multidisciplinar que aplica métodos e técnicas no preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem e distribuição segura dos alimentos. Além disso, é uma área multiprofissional a qual tem a atuação de profissionais de diversas áreas como por exemplo: agrônomos, químicos, biotecnologistas, biólogos, veterinários, nutricionistas e mais.
De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde(OMS) saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou debilidade. A alimentação no Brasil ainda é um desafio, pois mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, cerca de 26,3 milhões de alimentos vão para o lixo todos os anos, enquanto uma parte da população carece de alimentação equilibrada para uma qualidade de vida melhor.
Para manter a integridade dos alimentos são necessárias técnicas para sua conservação que visam manter o padrão de qualidade e segurança. A técnica de Pasteurização utiliza temperaturas inferiores a 100 °C e resfriamento súbito, para eliminar microrganismos patogênicos e suas formas vegetativas, utilizado para conservar leites, cervejas, manteiga, ovos embutidos e líquidos enlatados.
A desidratação consiste em remover totalmente ou parcialmente o teor de água presente em um alimento para evitar eventuais condições favoráveis para a multiplicação de microrganismos. Ela ocorre por meio do calor produzido artificialmente em condições cuidadosamente controladas. Esse método também reduz o peso da comida, facilitando o transporte e armazenamento.
O congelamento é utilizado para conservação a longo prazo, pois submete o alimento a temperaturas abaixo de 0°C, ocasionando a formação de cristais de gelos e causando imobilidade enzimática e microbiana, sendo um método barato e muito utilizado pela população.
A defumação é o processo de aplicação de fumaça aos produtos alimentícios produzida pela combustão incompleta de algumas madeiras, por apresentarem efeitos bactericidas e antioxidante, ela também é empregada em aromas e sabores característicos de alguns alimentos como: queijos, salames, presuntos e pescados.
O branqueamento é o processo que consiste na imersão do alimento em água fervente com posterior resfriamento em água gelada, utilizado como complemento de outros métodos, tem o objetivo de remover gases dos tecidos, fixar cor e textura e realizar desinfecção parcial do produto.
Aditivos químicos são definidos como qualquer ingrediente adicionado intencionalmente ao alimento sem o propósito de nutrir, mas com a finalidade de modificar as características químicas, físicas, biológicas e sensoriais de um alimento, sendo alguns exemplo delas: conservantes, flavorizantes, adoçantes, corantes, dispersantes, óleo entre outros.
A fermentação consiste em trocas e decomposições químicas mediante a ação de microrganismos vivos e anaeróbicos. A fermentação lática produz, por meio de bactérias e fungos, os queijos. A alcoólica está envolvida na fabricação de bebidas alcoólicas como cervejas e produção de massas através do fermento biológico e a fermentação acética que produz o ácido acético, também está presente em algumas bebidas como cervejas e também no vinagre.
Fonte: Brasil Escola.
Sendo assim, é evidente, portanto, que a tecnologia de alimentos é uma ciência de extrema relevância para a sociedade em geral, trazendo inúmeros benefícios com suas técnicas avançadas as quais otimizam a produção, a conservação, a segurança, armazenamento e a qualidade dos alimentos que chegam com qualidade à mesa da sociedade em geral.
Referências:
SANTOS, J. S. Princípios de Conservação de Alimentos. 13 fev. 2012. Apresentação do Power Point. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1329176255.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. rev. Porto Alegre: ARTMED EDITORA LTDA., 2014. ISBN 9781429234146.
Comments