top of page
Foto do escritorLiga Acadêmica De Biotecnologia do Semi-Árido

Biotecnologia na área Forense

Autor(a): Micarla D.S. Luz e Thayanne T.S.S.Costa

Revisão: Eva Samara Pinto Cunha



A biotecnologia exerce um importante papel na área da biologia forense através da execução de técnicas de análise genética.




Nesse sentido, a genética forense pode ser definida como a área que se utiliza de conhecimentos e técnicas de biologia molecular e genética para auxiliar no processo de coleta e análise de evidências biológicas. (DOLINSKY, 2007)



A princípio, podemos destacar os Testes de DNA como uma ferramenta popular de análise forense a qual a biotecnologia está intrinsecamente ligada.


Esses testes consistem na aplicação de técnicas de PCR (reação em cadeia da polimerase) e posterior sequenciamento de DNA, que por sua vez torna possível analisar perfis genéticos e comparar amostras entre si em busca de similaridades.



Similarmente a análise direta de DNA humano, a biotecnologia ainda está ligada a análises de microbioma. Isso ocorre pois uma vez que o microbioma humano é composto por bactérias e outros microorganismos presentes no corpo, estes microrganismos também podem ser analisados com o auxílio das técnicas de biotecnologia forense, contribuindo assim para investigações criminais nas quais não foi possível obter amostras genéticas humanas. (NETO, 2008)




Referências:

DOLINSKY,L.C;PEREIRA, L.M.C.V. DNA Forense: artigo de revisão. Saúde & Ambiente em Revista; Duque de Caxias, v.2,n.2,p.11-12, 2007

NETO, J.B.A. Banco de dados genéticos para fins criminais: aspectos jurídicos, 2008.


Comments


bottom of page